Os painéis solares usam a energia do sol para produzir eletricidade através do processo chamado efeito fotovoltaico. Uma única instalação de energia solar é composta de um ou vários painéis solares .
Um sistema fotovoltaico típico é constituído por um inversor, um conjunto de painéis, um regulador ou controlador de tensão e uma bateria ou sistema de injeção na rede elétrica convencional, ou ainda ambos. A maioria dos módulos usa células de silício baseadas em wafer ou células solares de película fina que são feitas de silício ou telureto. A maioria dos painéis solares flexíveis é feita de células de filme fino.
Para carros
Os painéis solares flexíveis são considerados mais portáteis, leves e convenientes disponíveis no mercado atualmente. Existem centenas de tipos de painéis flexíveis que vêm em uma ampla variedade de tamanhos, tensões e potências, garantindo que residências e empresas encontrem o sistema certo que melhor atenda às suas necessidades.
Estas células flexíveis são feitas em módulos por laminação em fluoropolímero incolor na frente e um polímero compatível no outro lado. O mercado de painéis fotovoltaicos flexíveis deverá crescer mais de 40% até 2020.
Alguns dos usos populares deste tipo de painéis solares incluem carregadores de bateria portáteis, sistema de iluminação portátil, energia solar portátil e até mesmo carregamento solar automotivo. Se você possui um iate particular, um RV(Motorhome), agora você pode instalar painéis solares baratos para ajudar você a economizar combustível.
Eficiência
Ao contrário dos tradicionais painéis solares monocristalinos rígidos , os painéis solares flexíveis não precisam ser envoltos em armações rígidas para o transporte. Eles ocupam menos espaço e reduzem os custos de envio. Estes painéis flexíveis também são mais leves e fáceis de instalar.
Embora possam não ser muito eficientes, em termos de produção de energia, em comparação com as tradicionais células solares de silício, é provável que isso melhore no futuro. De acordo com uma pesquisa, essas células solares atingiram 20% de eficiência, o que já é bastante competitivo para as células solares atuais.
Painéis solares embutidos geralmente duram décadas e hoje, especialistas do setor estão testando esses frágeis painéis solares em quanto tempo eles podem ir.
Barcos
O nascimento de painéis solares flexíveis criou muita atenção no setor de energia. A maior vantagem desses painéis finos sobre os tradicionais é, talvez, o custo.
Esses filmes solares finos são feitos exatamente como os painéis encapsulados são fabricados, mas com materiais mais econômicos. Seu recurso fino e leve torna mais fácil para os consumidores aplicá-los em diferentes tipos de superfícies de telhado.
Estes finos filmes solares podem ser aplicados diretamente no revestimento, janelas, carros, janelas, telhas e muito mais. Leve estas células solares ao navegar, acampar ou movê-las pela casa para obter a melhor fonte de luz solar. Estes painéis dobráveis também podem ser usados para gerar energia solar doméstica .
Conclusão
Existem três tipos de tecnologia de energia solar usados atualmente para a produção de células solares.
A tecnologia de película fina ou amorfa produz painéis solares eficientes e flexíveis que funcionam de forma semelhante aos modelos convencionais. O mesmo processo usado na fabricação de células solares encapsuladas é implementado, mas sem o uso de wafers de silício rígidos. Em vez disso, o filme de silício é colocado em camadas em um plástico flexível ou metal e, em seguida, coberto com camada protetora. Essa tecnologia pode não ser tão eficiente quanto as tradicionais, mas estudos adicionais sobre o avanço estão sendo feitos atualmente.
Para que você possa produzir a mesma economia de energia com os painéis tradicionais, é necessário configurar de 30 a 50% mais área de superfície para esses filmes finos.