A transmissão de rádio é feita por meio de ondas eletromagnéticas. A palavra onda nos faz lembrar a onda d’água de um lago. Se nós atiramos uma pedra na superfície do lago, logo notamos a formação de ondas circulares em volta do local onde caiu a pedra.
Vamos imaginar o corte da superfície do lago; poderemos visualizar exatamente como se formam as ondas. Observe a figura abaixo.
Observando o ponto em que a pedra caiu na superfície d’água, notaremos uma formação de sucessivas ondas que se deslocam afastando-se do ponto de origem. A onda sofre um amortecimento gradativo a medida que se afasta do ponto inicial, devido à resistência encontrada pela água.
Se colocarmos um barquinho de papel sobre a onda, notaremos que a onda o fará saltar deixando-o, porém no mesmo Lugar; isto é, o barquinho de papel não se desloca com o movimento da onda na superfície do lago.
Então, o que é que se desloca numa onda? O leitor deve conhecer uma interessante brincadeira de enfileirar pedras de domino e dar um empurrãozinho na primeira pedra.
Vejamos o que acontece quando a primeira pedra é derrubada; esta derruba a segunda pedra, a segunda derruba a terceira e assim sucessivamente. O movimento, ou onda, passa por toda a série de pedras e poderemos notar que as pedras do domino permanecem praticamente no seu lugar. O mesmo acontece com a onda formada no lago
Portanto, podemos dizer que a energia aplicada a primeira pedra se desloca em todas as pedras enfileiradas até a última pedra do dominó.
Portanto, no exemplo da onda do lago, não são as partículas d’água se que deslocam sobre a superfície do lago, mas sim a energia.
A água e as pedras do dominó utilizadas como exemplos são os meios onde a energia se propaga, As características da onda são mostradas na figura 4.
A diferença da parte mais baixa até a parte mais alta da onda é chamada de Amplitude da Onda. A parte mais alta da onda podemos chamar de Crista ou Pico da onda. A distância entre duas cristas ou picos consecutivos é o que chamamos de Comprimento da Onda. Ao trajeto percorrido para realizar um comprimento de uma onda chamamos de Ciclo.
O número de ciclos completados na unidade do tempo de um segundo chamamos de frequência.
Existem, como vimos, diversos tipos de ondas: vamos analisar alguns tipos mais interessantes, relacionados a transmissão e a recepção de radiofrequências nos próximos posts sobre o assunto.