Os gatos são um dos animais de estimação mais amados do mundo, sem dúvida. Mais de 50% de todas as famílias nos Estados Unidos possuem cães e gatos. Embora os gatos sejam animais amados, as alergias a gatos são uma das formas comuns de alergia. Estatísticas no passado mostraram que mais de 10 milhões de pessoas só nos Estados Unidos têm reações alérgicas a gatos – especialmente à sua pele.
A maior causa de alergia a gatos é a caspa. A caspa é a poeira produzida pelo corpo do gato. Caspas são basicamente peles que caem de gatos, normalmente na forma de pequenos flocos. Embora a caspa possa irritar a pele, ela também pode entrar no sistema imunológico, resultando em uma variedade de sintomas e reações alérgicas quase imediatas.
A caspa, uma vez no sistema imunológico, é considerada uma ameaça. Mesmo que não seja classificado como uma doença, é mais um reflexo do seu corpo e do seu sistema imunológico. As alergias a gatos ocorrem com bastante frequência devido ao fato de os gatos possuírem alérgenos que se espalham pelo sangue, urina e saliva. Embora um gato possa não estar presente no momento, as excreções provavelmente ainda estão.
Pêlos, urina e saliva de gato são encontrados em toda a casa dos donos de gatos. Os gatos se limpam constantemente, o que envolve esfregar a saliva no pelo. Quando eles fazem isso, eles espalham sua caspa e alérgenos ao redor. Embora você possa tentar, não há realmente nada que você possa fazer a respeito. Os gatos têm um instinto natural de se escovar ou se banhar; não importa quantos banhos você dê a eles, você simplesmente não os impedirá de se escovar.
Normalmente, quando alguém está tendo uma reação alérgica a gatos, ele ou ela irá chiar, tossir, espirrar, coçar, terá olhos lacrimejantes ou terá dificuldade para respirar. Pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes aos alérgenos de gatos, o que significa que alguns sintomas podem nem ocorrer. Febre e calafrios são muito raros, embora possam acontecer. Se alguém com alergia a gatos apresentar febre e calafrios, você deve entrar em contato com um médico imediatamente. Provavelmente, não é uma reação alérgica a gatos, mas sim outro tipo de doença que o médico precisará identificar.
As alergias a gatos são normalmente tratadas com anti-histamínicos e descongestionantes. Aqueles que experimentam ataques de asma ou outras formas de alergia, normalmente tomam anti-histamínicos. Os descongestionantes, por outro lado, são normalmente usados para curar tosses e inchaço das vias nasais. Às vezes, os médicos também recomendam injeções para alergia. As injeções de alergia podem ajudar a prevenir o ataque, especialmente se alguém for realmente alérgico a gatos. São uma boa forma de tratamento e prevenção, podendo também ajudar a diminuir o risco de alergias que afetam o indivíduo.
Se você suspeita que tem alergia a gatos, deve sempre consultar o seu médico. Ele poderá fazer um diagnóstico mais aprofundado da sua situação e dar-lhe as melhores opções de tratamento disponíveis. Se você realmente sofre de alergia a gatos, a melhor maneira de impedir os ataques é se livrar do gato.
Livrar-se de um gato pode ser uma coisa muito difícil de fazer. Se você se tornou alérgico ao pelo do seu gato, pode não haver outra maneira de prevenir os ataques do que se livrar dele. Embora os médicos possam prescrever remédios e injeções, isso não serve para nada. Os alérgenos de gatos não são divertidos, especialmente se você os desenvolver anos depois de ter seu gato. Gatos são ótimos animais para se ter – embora as alergias a gatos sejam algo sem o qual todos poderíamos viver.