Como são as lentes fotográficas por dentro?

Sempre haverá uma pessoa curiosa o suficiente para se perguntar como é um dispositivo por dentro. Era questão de tempo, até que um fã de tecnologia cortasse uma lente de câmera caríssima para ver e mostrar ao mundo o que ela esconde no seu interior.

Lente cortada ao meio! (Foto: Divulgação)

Não é à toa que o conjunto ótico de uma câmera é a parte mais cara e frágil de uma máquina profissional. A montagem de uma lente é bastante complexa, pois os cortes tem que ser feitos perfeitamente, sem o menor erro e com o máximo de precisão. Por isso apenas profissionais qualificados podem executá-la, o que acaba fazendo com que ela se torne um produto caro.

Mas é claro que uma lente não é cara apenas por causa da sua mão de obra, mas também porque ela é composta por vários objetos diferentes e de alta qualidade, basta observar a imagem acima para você mesmo constatar isso.

O que compõem uma lente pode variar de acordo com o seu tipo ou fabricante, algumas são feitas de vidro, outras de plástico e algumas até mesmo com a combinação dos dois. As de vidro são uma das melhores lentes, porque elas oferecem uma clareza muito maior, fazendo com que seja mais difícil que você tire uma foto tremida ou granulada.

O zoom óptico é uma das características que só existem por causa da lente, ao usar o zoom você na verdade está movendo as lentes dentro da câmera. Observe a imagem acima, é como se existissem várias camadas da lente, e essas camadas são as responsáveis pelo zoom e pelo foco que você faz antes de tirar uma foto.

Fonte: TechTudo

 

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: