Radioamadorismo

Iniciando no JT65-HF – Respondendo a um CQ

É importante usar a hora correta com um relógio sincronizado, antes de rodar o programa JT65-HF. Baixe aqui o sincronizador e instale no seu computador. Rode-o antes de utilizar o programa para fazer contatos. Não prossiga sem esta parte.

Depois de instalado e configurado, clique na banda desejada, veja em qual você pode operar, dependendo de sua classe. Verifique a que possui “barulho”. rsrsrs

Espere a tela ser preenchida com alguma recepção. Note que você não controla o tempo de escutar e o tempo de transmitir, isso quem faz é o programa que permanece sincronizado com os demais radiocomunicadores, por isso o sincronismo da hora.

Na tela abaixo você poderá notar um QSO entre duas estações da baixada santista. PY2DPM e PY2ADD. Quem faz o CQ é PY2DPM.

Contestando um CQ
Contestando um CQ

Repare a linha verde que apareceu nesta tela após um período ouvindo a QRG.

Às 22:49, PY2DPM faz CQ na QRG no grid gg66.
PY2ADD clica na linha verde e a Mensagem “PY2DPM PY2ADD GG66” vai para a caixa, como abaixo:

Habilitando uma resposta
Habilitando uma resposta


Note que TX ENABLE fica em vermelho e aguarda o momento de transmitir.

No momento certo o programa transmite e logo depois observe na tela CQ Contestado que em 22:50 recebeu a informação que seu CQ foi respondido por PY2ADD, Linha Branca.

Às 22:51 PY2DPM recebe a sua contestação. Note a linha Lilás.

Às 22:52 PY2ADD envia um RR 73, Roger Roger, 73 para PY2DPM que devolte às 22:53 com RRR 73, Roger Roger Roger, 73, para PY2ADD.

Agora resta a você clicar na linha das 22:51 e em seguida clicar no botão Log QSO e gravar o contato. Figura abaixo.

Registrando o contato no LOG
Registrando o contato no LOG

Bons contatos,

Gilson Oliveira

py2gs

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =