Os tipos mais comuns de golpes on-line 

A internet pode ser uma bênção para a maioria de nós, mas existem alguns cibercriminosos que ameaçam arruinar sua utilidade para compras e coleta de informações tentando enganar vítimas on-line desavisadas. Há uma série de golpes comuns a serem observados. Aqui estão sete dos principais.

1. Phishing

Phishing é quando um cibercriminoso entra em contato com você para tentar entregar suas informações pessoais ou dinheiro. Também pode tentar fazer com que você baixe um vírus que infecta seu computador com malware ou abre uma porta dos fundos para que eles possam roubar dados confidenciais, como nomes de usuário, senhas, números de contas e assim por diante. O phishing acontece com mais frequência por e-mail, mas também pode acontecer por telefone, via texto e nas mídias sociais. 

Em particular, cuidado com os questionários on-line nas mídias sociais. Eles geralmente tentam obter suas senhas, fazendo perguntas comuns, para que possam adivinhar suas senhas para acessar suas contas e assim por diante. Muitas pessoas baseiam suas senhas em aniversários, nomes de crianças e animais de estimação, etc.

Os e-mails de phishing geralmente parecem legítimos, mas preste atenção em qualquer página de destino para a qual você possa ser enviado. Eles geralmente tentam fazer o site parecer o mesmo que o original, como o PayPal, mas comparar os dois lado a lado geralmente demonstra qual é a farsa.

2. Software

de pressionamento de tecla Uma forma de malware captura todas as teclas pressionadas, para que possa registrar praticamente todos os sites que você acessa, seu nome de usuário e senha. Isso pode ser um verdadeiro desastre em termos de roubo de identidade e dinheiro sendo roubado.

3. Tristes nigerianos

Acredite ou não, esse golpe ainda funciona em algumas pessoas. Geralmente envolve um e-mail de um nigeriano desesperado pedindo ajuda para obter uma grande quantia de dinheiro do banco. Aqueles que são fisgados pagam pequenas quantias para obter a papelada da transação e, finalmente, receber o dinheiro, mas tudo o que estão fazendo é colocar dinheiro na conta bancária de outra pessoa e, possivelmente, até revelar suas informações financeiras confidenciais.

O golpe depende da ganância e de ganhar muito dinheiro com muito pouco esforço, lembre-se – se parece bom demais para ser verdade, geralmente é.

4. Golpes de cartões de felicitações

Existem muitos sites de cartões de felicitações online, mas podem ser muito perigosos. As imagens podem conter malwares que atacam o computador do destinatário e geralmente abrem um cavalo de Tróia para que eles obtenham mais informações. Se você precisar enviar um eCard, use um site respeitável e atente para sites falsos, como clones do Hallmark.com.

5. Empréstimos excelentes, cartões de crédito e ofertas de re-fi

Também jogam com ganância e / ou desespero, especialmente quando as pessoas estão com dificuldades financeiras. Mas nenhum banco respeitável enviará essas ofertas por e-mail. E se você tiver uma pontuação de crédito ruim, também não há como oferecer as melhores ofertas, reservadas aos melhores clientes.

6. Golpes de loteria e concursos

Estes também existem há algum tempo e ainda enganam as pessoas. O e-mail informa que você é um vencedor e precisa pagar uma pequena taxa para receber seu dinheiro ou prêmio.

7. Ransomware

Este é um golpe muito perigoso e difícil de superar. O ransomware bloqueia seu computador até você pagá-los em bitcoin. Quanto mais você esperar para pagar, mais dinheiro eles pedem. Até o momento, mesmo os principais profissionais de segurança de computadores não conseguiram restaurar dados ou rastrear os criminosos. Observe que, se você tiver um disco rígido de backup conectado ao seu computador, o ransomware também poderá travá-lo. Faça backup de todos os seus dados em um sistema confiável de armazenamento em nuvem e evite clicar em algo que não pareça legítimo.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − seis =