Cuidando de Gatos

Hoje em dia, os gatos estão entre os animais de estimação mais populares que você pode ter. Existem várias raças disponíveis, sendo as mais populares persa e siamês. Os gatos são animais domesticados, com origens que datam de 8.000 anos ou mais. Como qualquer outro animal de estimação que você possa ter, incluindo cães, gatos custam dinheiro para serem cuidados adequadamente.

Quando você compra um gato, precisa pensar nos custos. Obviamente, você precisará de comida e também precisará planejar com antecedência os custos do veterinário. Você também precisará cuidar do lixo, que pode ficar muito caro com o passar dos anos. Seu gato precisará de uma caixa sanitária, um prato de comida e um prato de água. Você também deve investir em alguns brinquedos, como um poste para arranhar, brinquedos para gatos, uma transportadora para animais de estimação e uma cama. Você também deve tentar obter uma coleira de identificação, apenas no caso de seu gato se perder.

A alimentação de seu animal de estimação dependerá muito de sua idade. Os gatos mais velhos precisam de duas pequenas refeições ou uma grande refeição durante o dia. Os gatinhos, por outro lado, precisam de várias mamadas por dia até atingirem a idade de 12 semanas. Os gatos com idade entre três e seis meses precisam ser alimentados três vezes ao dia. Alimentos enlatados podem ser dados aos gatos, embora qualquer alimento que tenha sido deixado aberto por mais de 30 minutos precise ser descartado. Alimentos enlatados podem ficar caros rapidamente, e você deve sempre ter em mente que alguns podem ser jogados fora ao comprá-los. Os gatos adoram comida enlatada, embora ela não tenha nenhum benefício para a saúde bucal como a comida seca.

Como um plano alternativo, você sempre pode deixar um suprimento de ração seca para seu animal de estimação. Ao dar comida seca ao seu gato, certifique-se sempre de que ele tenha água suficiente. Alimentos secos custam menos do que alimentos enlatados e também podem ajudar a prevenir o acúmulo de tártaro nos dentes do seu gato. Ao comprar alimentos secos, você deve sempre olhar em termos de saúde e benefícios, e ficar longe de alimentos genéricos. Mesmo que os alimentos genéricos sejam mais baratos, eles podem não oferecer os nutrientes de que seu animal de estimação precisa.

Se você possui um gatinho, você só deve dar-lhe comida para gatinhos projetada para ele. Você também precisará limpar e reabastecer seu recipiente de água todos os dias. Embora gatinhos e gatos adultos gostem de leite de vaca, você deve evitar dá-lo a eles, pois pode causar diarreia. Guloseimas são boas de vez em quando, embora muitas delas possam fazer seu animal de estimação engordar. Alimentar seu gatinho com comida humana é bom ocasionalmente.

Sozinhos, os gatos ficam razoavelmente limpos. Embora você não precise banhá-los com frequência, será necessário escová-los pelo menos uma vez por dia. A escovagem reduzirá o risco de bolas de pelo e manterá o pelo do seu gato limpo e bonito. Se você estiver mantendo seu gato dentro de casa, precisará ter uma caixa sanitária em uma área de fácil acesso para o seu gato. Você deve sempre retirá-lo diariamente e limpá-lo uma vez por semana. Os gatos não gostam de usar caixinhas sujas, preferem que esteja bonito e limpo.

Embora os gatos exijam algum trabalho, eles são ótimos animais de estimação que lhe proporcionarão anos e anos de companhia. Desde que você cuide do seu gato e o leve ao veterinário para exames, ele deve permanecer saudável. Mesmo que os gatos possam ficar doentes de vez em quando, saber como cuidar deles fará uma grande diferença.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + cinco =