Mau hálito de gato?

Os proprietários de gatos sabem com certeza que o mau hálito pode ser horrível. Não é muito diferente do mau hálito humano, pois ambos são causados ​​por bactérias encontradas na boca que decompõem as proteínas e liberam os compostos de enxofre no ar. O enxofre por si só cheira muito mal, e é por isso que o hálito que o contém também cheira mal. A bactéria que causa mau hálito em gatos está normalmente associada ao acúmulo de tártaro ao redor dos dentes. O tártaro é de cor amarela, conhecido como uma camada de bactérias, alimentos e minerais.

Para curar o mau hálito do seu gato, você precisará remover o acúmulo de tártaro. Existem vários alimentos para gatos que são projetados para reduzir o acúmulo de tártaro, muitos contendo enzimas que literalmente o dissolvem. Você também pode dar guloseimas ao seu gato, pois muitas delas ajudam a eliminar e prevenir o tártaro. Se o acúmulo de tártaro for alto, talvez seja necessário limpar os dentes do seu gato por um profissional. Assim que o tártaro for removido, o mau hálito irá embora.

Você pode limpar o tártaro dos dentes do seu gato em casa. Existem vários cremes dentais disponíveis para animais de estimação, com vários sabores diferentes. Você precisará de uma escova de dentes, pois o movimento é muito importante para remover o acúmulo de tártaro. Os dentifrícios que contêm enzimas dissolvem o tártaro, ajudando a curar o mau hálito. Se você começar a escovar os dentes do seu gato cedo, poderá eliminar virtualmente qualquer tipo de acúmulo de tártaro que acabará por causar mau hálito.

Algumas bactérias que causam o tártaro podem ser encontradas na dieta do seu gato. Ao alimentá-lo, certifique-se sempre de que o alimento que ele consome não contenha muitas bactérias. Se você fizer compras saudáveis ​​e alimentá-lo apenas com alimentos saudáveis, isso pode ajudar muito em seu mau hálito. Ao dar uma guloseima ao seu animal de estimação, certifique-se de que a guloseima foi concebida para ajudar a eliminar o tártaro. Depois que seu gato terminar de comer, você pode escovar os dentes ou enxaguar a boca. Dessa forma, você tirará a bactéria da boca antes que tenha tempo de se acumular nos dentes.

Às vezes, os gatos podem ter um mau cheiro na boca que não é proveniente de tártaro ou mau hálito em geral. Nestes casos raros, pode ser doença renal ou hepática. Se notar mau hálito e não for tártaro, deve levar o seu gato ao veterinário. Mesmo que possa ser algo relacionado ao tártaro, é melhor prevenir do que remediar. Seu veterinário pode localizar o problema, informá-lo qual é a causa – e como você deve proceder para curá-lo.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 3 =