EcologiaEconomiaEnergia

O que é energia alternativa

O que é energia alternativa?

Há muita energia que podemos aproveitar se apenas buscarmos pesquisar e desenvolver as tecnologias necessárias para isso. Podemos fugir dos combustíveis fósseis e das velhas redes elétricas recorrendo a alternativas a essas fontes de energia.

Um desses recursos alternativos de energia é a energia eólica. Continuam a ser desenvolvidas turbinas eólicas que são progressivamente mais eficientes em termos de energia e menos caras. “Fazendas eólicas” têm surgido em muitas nações e, com o tempo, estão cada vez mais estrategicamente posicionadas para não colocar os pássaros em risco, como faziam as antigas turbinas eólicas.

Outro recurso energético alternativo é o mais conhecido: a energia solar. Isso envolve a fabricação de células solares que reúnem e concentram a energia emitida diretamente pelo sol e a traduzem em eletricidade ou, em alguns casos, água quente. Tal como acontece com a energia eólica, a energia solar cria poluição absolutamente zero.

A energia das ondas oceânicas é vista por governos e investidores como tendo um enorme potencial de geração de energia. Um gerador na França está em operação há muitos anos e é considerado um grande sucesso, e os irlandeses e escoceses estão operando instalações experimentais.

A energia hidrelétrica está conosco há algum tempo e, onde está instalada, é um poderoso gerador de eletricidade e mais limpo do que uma rede. No entanto, existem certas limitações quanto à disponibilidade dos lugares certos para instalar uma grande barragem. Muitos geradores hidrelétricos a fio de água, ou pequenos e localizados, foram instalados nos últimos tempos devido a essa limitação.

A energia geotérmica é extremamente abundante, uma vez que está diretamente sob nossos pés, apenas alguns quilômetros abaixo da superfície da Terra. Essa energia é produzida pelo aquecimento da água por meio das ações do núcleo fundido fantasticamente quente da Terra. A água se transforma em vapor, que pode ser aproveitado e usado para acionar motores de turbina que, por sua vez, geram eletricidade. Grande quantidade de pesquisa e desenvolvimento deve ser colocada em exploração de energia geotérmica.

As energias dos gases residuais, que são essencialmente metano, revertem a relação usual entre energia e poluição, criando energia a partir dos resíduos que ficam nos depósitos de lixo e de alguns poluentes do ar. Este gás é usado em células de combustível e pode ser usado em geradores a gasolina padrão.

O etanol é um substituto da gasolina e é criado a partir de coisas como trigo, cana-de-açúcar, uvas, morangos, milho e até aparas de madeira e celulose de madeira. Há controvérsias sobre este combustível no que diz respeito a ele se tornar realmente econômico ou prático, exceto em áreas muito localizadas, mas as tecnologias para sua extração e mistura estão sendo continuamente refinadas.

A energia do biodiesel é criada a partir dos óleos contidos nas plantas. Até agora, as lojas comerciais de biodiesel foram criadas com óleos de soja, colza e girassol. No momento em que este artigo foi escrito, o biodiesel era normalmente produzido por indivíduos com mentalidade empreendedora ou por aqueles que desejam experimentar energias alternativas, mas o interesse comercial das empresas está aumentando. Ele queima muito mais limpo do que o diesel à base de óleo.

A energia atômica é criada em usinas de energia atômica usando o processo de fissão nuclear. Essa energia é extremamente eficiente e pode gerar grandes quantidades de energia. Algumas pessoas se preocupam com o que fazer com a quantidade relativamente pequena de resíduos que a energia atômica emite, uma vez que é radioativa e leva centenas de anos para se decompor e se tornar inofensiva.

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dois =