Textos do Autor

Você precisa de ajuda financeira para pagar as contas mensais

A consolidação de dívidas pode oferecer alívio das lutas diárias enfrentadas por muitas pessoas que têm mais dívidas do que sua renda pode suportar. Se você está enfrentando a ruína financeira ou tem credores ligando para fazer cobrança, você precisa procurar outras maneiras de colocar suas dívidas em ordem e encontrar renda mensal mais administrável.

Você pode ter ouvido outras pessoas falando sobre a consolidação de dívidas e pode até mesmo estar considerando isso. Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios que um empréstimo de consolidação da dívida tem a oferecer e como isso pode ajudar você, consumidor.

O que é consolidação de dívidas?

Quando você tem várias dívidas de diferentes instituições, empresas de crédito e assim por diante, sem dúvida estará pagando enormes quantias de juros sobre elas. Juntamente com grandes pagamentos mensais, é quase impossível para você saldar suas dívidas, não importa quanto do seu dinheiro arduamente ganho você está despejando nelas.

A fim de pagar suas dívidas, você precisa nivelar o campo de jogo, reduzindo seus gastos mensais com eles. O problema é que, com as taxas de juros atuais que provavelmente você estará pagando, é impossível reduzir seus reembolsos e ainda assim pagar o principal.

A consolidação de dívidas basicamente pega todas as suas dívidas, como empréstimos não garantidos, dívidas de estudo, empréstimo imobiliário, financiamento de veículos, cartões de crédito ou de loja, ou basicamente qualquer dinheiro que você deve, os paga e deixa você com um empréstimo só. Com apenas uma conta para pagar a cada mês, você tem muito mais controle sobre suas finanças.

Mas o bom disso é que, muitas vezes, você pode obter uma taxa de juros muito mais baixa sobre essas dívidas. Isso significa que você paga menos dinheiro, bem como paga mais do principal do seu empréstimo a cada mês, o que lhe dá mais espaço para respirar.

Frequentemente, você consegue uma taxa de juros muito mais baixa de uma empresa de consolidação de dívidas se tiver algum tipo de garantia, como sua casa ou um carro. Ao transformar suas dívidas em um empréstimo garantido, o banco o vê como um risco mais seguro e o recompensará por isso com taxas de juros mais baixas. Apenas certifique-se de entender que, depois de obter um empréstimo, você está dando à instituição de crédito o direito de executar a garantia se você parar de fazer os pagamentos.

Existem também empréstimos de consolidação não garantidos disponíveis e, embora eles possam ter um valor menor de juros que você já está pagando, eles ainda serão mais elevados do que se você tivesse garantias para proteger seu empréstimo de dívida de consolidação.

Quais são os benefícios da consolidação de dívidas?

-Reduzir o valor dos juros pagos a cada mês. Se você pesquisar e encontrar uma boa instituição de crédito disposta a lhe fornecer o dinheiro para saldar suas dívidas, muitas vezes ela oferecerá uma taxa de juros muito mais baixa do que a que você está pagando por suas dívidas já existentes, especialmente aquelas com juros muito mais altos cotações.

-Somente um pagamento significa mais economia. Como há apenas um conjunto de amortizações mensais a serem feitas com um empréstimo de consolidação, você pode tomar o empréstimo ao longo de vários anos para tornar seus reembolsos menores e mais gerenciáveis. Isso pode dar a você algum dinheiro extra a cada semana no seu bolso, em vez de pagar juros altos.

– Pare de assediar telefonemas de devedores. Chega de ligações agressivas de credores gritando para que você faça seus reembolsos quando não tem dinheiro é um dos benefícios mais atraentes de se contrair um empréstimo de consolidação de dívidas. Depois de pagar seus credores, você só estará lidando com uma empresa. Seus reembolsos serão mais acessíveis, aumentando a probabilidade de você se manter em dia com seus reembolsos.

– Pare de taxas atrasadas e sobre as taxas de limite. Não há nada pior do que tentar fazer pagamentos de suas dívidas pendentes apenas para descobrir que todo o dinheiro que você pagou foi para taxas atrasadas e acima dos limites de taxas, deixando você no mesmo barco em que estava antes de fazer um pagamento . Quando isso acontece, parece que você está perdendo tempo.

Com a consolidação de dívidas, você começa do zero, o que significa não atrasar ou ultrapassar os limites de taxas, dando-lhe a oportunidade de começar a pagar o principal do que deve novamente, em vez de taxas destinadas a roubá-lo.

-Aumente sua pontuação de crédito ou comece a repará-lo. Sua pontuação de crédito é vital para chegar a qualquer lugar na vida. Sem uma boa pontuação, é improvável que você obtenha empréstimos, cartões de crédito ou financiamento quando precisar. Quando você obtém um empréstimo com uma pontuação de crédito ruim, geralmente recebe as taxas de juros mais altas permitidas, tornando quase impossível pagar de volta. Ao consolidar suas dívidas e ser responsável com seus pagamentos, você pode começar a reparar qualquer dano causado à sua pontuação de crédito, trazendo-o de volta a um cliente com crédito digno.

Você pode achar útil falar com um conselheiro de dívidas que pode ajudá-lo a fazer um orçamento e ensiná-lo a usar o dinheiro com sabedoria. Existem muitos conselheiros de crédito disponíveis e muitos deles oferecem seus serviços a uma taxa muito barata ou sem nenhum custo.

Não se esqueça de que, se você estiver garantindo o seu empréstimo com garantias, como a casa da família ou o veículo, certifique-se de fazer um orçamento cuidadoso e de poder pagar seus pagamentos mensais em dia.

A consolidação de suas dívidas, em particular a consolidação de dívidas de cartão de crédito, vale a pena examinar se você precisa mudar sua situação financeira para melhor. Apenas certifique-se de que, ao procurar um empréstimo de consolidação da dívida, leve a sério o pagamento de suas dívidas e prometa ficar longe da tentação de se endividar ainda mais.

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 5 =