Como fazer uma live com Videokê

Cantar é vida

Com a pandemia de coronavírus instalada, muitas pessoas começaram a curtir as lives, virou moda entre artistas. Alguns grupos de amigos ou familiares, nessas lives, tocam, cantam e fazem de tudo para que a diversão seja garantida.

Uma pergunta que se faz é, como fazer uma live onde uma pessoa possa comandar um karaokê. Parece complicado, e é, mas eu encontrei uma solução adequada que compartilharei nesse post. Mas não espere um milagre tecnológico pois usarei as ferramentas disponíveis sem inventar muito.

O que você vai precisar:
1. O programa de geração de streaming. Pode ser qualquer um, eu uso o OBS Studio.
2. Acesso a uma conta do Youtube para transmissão.
3. Um programa para fazer a live, pode ser meet do Google, o zoom ou qualquer outro de sua preferência.
4. Dois aparelhos conectados, um com um som auxiliar para ouvir o youtube e cantar e outro para mostrar o resultado na live.

A ideia é usar a live para conversar e, as pessoas que estão na live, se quiserem cantar possam pedir uma música a você que está operando a live. Você transmitirá o videoke pelo youtube, depois que iniciar uma transmissão ao vivo. São duas vias. Uma, a live em si. Outra é a transmissão da música via youtube.

Usando o OBS Studio você vai capturar a tela do programa de videoke que usa, dois monitores ajudam, ou capturar a tela do próprio videoke externo para transmitir no youtube. A pessoa que está na live vai cantar usando o youtube, colocando o som a um volume razoável para ele servir de fundo na live e todos perceberem o que está sendo executado, cantado.

As demais pessoas deverão silenciar seu microfones para não cair na tentação de cantar junto, pois isso vai gerar delay na live e não funcionará adequadamente.

Eu já fiz isso aqui em casa com minha família distante e deu super certo.

Resumindo, quem opera o videoke comanda uma segunda live no youtube, Quem participa da festa mas não canta, só acessa a primeira live. Quem vai cantar acessa a segunda live e escuta a segunda live no youtube para cantar na na primeira live onde estão todos, os que cantam e os que não cantam. Lembre-se de deixar seu microfone mudo enquanto ouve alguém cantando. Parece complicado, mas se você entender o conceito a recompensa será grande.

Não é meu objetivo neste post ensinar a fazer as lives nem a operar o karaokê, mas neste blog eu fiz um post sobre como fazer um karaoke sem gastar muito dinheiro. Clique aqui.

Forte abraço e boa diversão.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 7 =