A verdade que nunca te contaram sobre o HT Baofeng

A popularização do rádio ht  Baofeng uv-5r trouxe com seu preço baixo, acesso ao ptt. Os sem ptt ficaram maravilhados com a possibilidade de usar um transceptor a um preço muitíssimo baixo. Algumas pessoas compraram um rádio portátil HT Baofeng UV 5r com a intenção de manter contato com amigos,  com uma pessoa especial a uma curta distância, no vôo livre, na pescaria, no camping etc…

Sendo leigos no assunto radiocomunicações e sem a orientação necessária, entendem que podem utilizar-se deste pequeno transceptor livremente sem ter problemas com a Polícia Federal ou com a fiscalização da Anatel.

Não, legalmente não podem utilizar pois qualquer equipamentBaofeng uv5ro de radiocomunicação que não seja os FRS (Family Radio Service) ou GMRS (General Mobile Radio Service, os conhecidos Talkabout e outros, necessitam de licença específica concedida pela Anatel. O Baofeng UV 5r não pode ser classificado como FRS/GMRS, embora trabalhe com as frequências desta modalidade a potência é muitas vezes superior ao permitido.

Outro problema é a falta de homologação do aparelho, e aqui cabe ressaltar que quase 100% destes pequenos rádios não tem homologação, tanto para radioamadores quanto aos outros potenciais usuários. Mesmo se o detentor possuir a Nota Fiscal ele não é homologado e o custo da homologação é muito maior que o do rádio, inviabilizando teoricamente o uso.

Em Abril deste ano de 2015 conversei com o presidente da LABRE-SP, Marcelo Motoyama que me confirmou a intensão da LABRE-SP de promover em breve a homologação de muitos transceptores em seu nome, o que será extensivo a seus associados adimplentes. Neste caso valerá a pena se filiar, não pelo Baofeng, mas por outros tantos aparelhos, pois a anualidade da LABRE custa mais caro que um Baofeng UV-5R.

É bom lembrar que qualquer usuário de HT que não sejam os Talkabout ou similares que tem uma potência inferior a meio watt, tem que ter licença específica de radioamador, ou de Serviço Limitado Privado.

Embora o  UV-5R seja é um bom aparelho, considerando seu preço, não basta comprar, é preciso licença e, licenciar-se para o serviço de radioamador é relativamente fácil e de valor monetário irrisório, é muito mais prático ter a licença de classe C do que correr o risco de responder processo administrativo e criminal pois  é crime federal utilizar este tipo de equipamento não sendo licenciado para tal. A multa é por fazer uso clandestino de radiofrequência é cara, cerca de R$ 10.000,00. O grande problema é que o brasileiro acha que pode dar jeitinho em tudo e vai continuar a usar até ser pego. Como a fiscalização não dá conta de pegar todos os usuários clandestinos, a maioria vai usando o espectro de radiofrequência destinado ao radioamadores e outros até que a Anatel o separe do seu “agatezinho” lindo de olho azul.

Neste blog existe um simulado para a prova de radioamador da Anatel, procure no menu superior os links, no site da Anatel você encontra o link para baixar as apostilas, é só decorar aquilo tudo e fazer a prova,  tirar seu COER escolher um indicativo e pronto.

Um forte 73 de py2gs
Gilson Oliveira

Editor chefe

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

15 comentários em “A verdade que nunca te contaram sobre o HT Baofeng

  • 23/12/2017 em 7:48 pm
    Permalink

    Interessante o seu post Gilson.
    Vou buscando mais informações mas já te agradecendo pela dica.
    Abs.

    Resposta
    • 23/12/2017 em 10:25 pm
      Permalink

      Obrigado pelo seu comentário. Aprender sempre é bom.

      Resposta
    • 24/11/2016 em 10:12 am
      Permalink

      Rádio homologado vem com um selo de homologação da Anatel. O seu tem? Se não tem, ele pode até ser homologável, mas não é homologado. 73

      Resposta
  • 06/09/2016 em 7:31 am
    Permalink

    Amigo, Amigo, acabei de comprar o rádio mencionado acima. Ainda é necessário que eu retire a licença pela Anatel? Teria como explicar o passo a passo de tal operação? Agradeço antecipadamente.

    Resposta
    • 06/09/2016 em 11:46 am
      Permalink

      Bom dia. Tem vários textos publicados sobre isso. Procure no Google por: como se tornar radioamador.
      Um bom texto sobre o assunto está Aqui.

      No meu blog vc poderá fazer simulado das provas. É grátis.

      Resposta
  • 04/08/2016 em 4:48 pm
    Permalink

    Sr. Gilson boa tarde.
    permita-me discordar da sua afirmação
    ” falta de homologação do aparelho”

    Na verdade a certificação e posterios homologação do transceptor portátil em questão é perfeitamente efetuada seguindo os procedimentos para tal.

    Aliás atualmente já existem 4 modelos devidamente homologads em nome de pessoas físicas.

    No comentário que a instituição *labre* estaria em um futuro próximo homologando alguns equipamentos e o *USUÁRIO PAGANTE DA INSTITUIÇÃO * poderia usufruir desse benefício, não seria uma *VENDA CASADA*?

    Tal prática é proibido pelo código de defesa do consumidor no seu artigo :

    (art. 39, I), constituindo infração da ordem econômica (art. 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011).

    A venda casada é caracterizada quando um consumidor, ao adquirir um produto, leva conjuntamente outro seja da mesma espécie ou não.

    O instituto da venda casada pode ser visualizado quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro se adquirir o segundo.

    Portanto segundo sua afirmação,apenas quem pagar para se associar a essa isntituição terá direito a homologação.

    A prática é expressamente proibida, no Brasil, pelo Código de Defesa do Consumidor Coisa que o presidente da mesma TEM PLENO CONHECIMENTO ATÉ POR SER UM CAUSÍDICO.

    Então estaria ele praticando tal ato?

    Resposta
  • 11/05/2016 em 11:47 pm
    Permalink

    Boa noite… Estou tentando obter o COER junto á ANATEL pois pratico voo de paramotor e utilizo ht para a comunicação entre pilotos para acompanhamento de voo,bem como em caso de emergência.
    Porem ao tentar marcar a prova,como resido em Esteio RS,não há local,pelo menos no site,para a realização dos testes de forma presencial. Se alguém tenha alguma informação se terei que me deslocar à outro estado,ou se há como fazer a prova de forma on line. Desde já agradeço.

    Resposta
    • 12/05/2016 em 11:19 am
      Permalink

      Você deve procurar uma prova em um local o mais perto de você e se inscrever. É o caminho. Boa sorte.

      Resposta
    • 20/09/2016 em 12:36 pm
      Permalink

      Estava com o mesmo problema. Liguei para a ANATEL local e eles me informaram dias específicos em que abririam inscrições. Consegui me inscrever e já fiz a prova e fui aprovado. Sou de Fortaleza-CE

      Resposta
  • 30/04/2016 em 12:58 am
    Permalink

    Amigos, infelizmente o Blog “pu2tbr.blogspot.com.br” foi tirado do ar, por dois motivos: Em execução pelo Blogger, atendendo aos requisitos do DMCA, sobre questões de direitos Autorais – afinal fui EU quem redigiu e publicou a postagem – e por manobras ardilosas do Administrador do site “PROPAGAÇÃO ABERTA”, o qual participei durante um tempo, efetuando postagens significativas voltadas a Radiocomunicação, e por motivos diversos, fui “convidado a sair” pelo Administrador, que logo depois tomou para si a Autoria das postagens, e monetizou seu site.

    Assim sendo, todos aqueles que curtiam o Blog, devem dirigir um intenso boicote ao site “PROPAGAÇÃO ABERTA”, que não está se importando nem um pouco em divulgar informação de interesse a Radiocomunicação; seu unico propósito, é faturar dinheiro em troca de cliques, dando uma solene banana para quem gosta do Hobby.

    Resposta
    • 12/05/2016 em 11:29 am
      Permalink

      Se quiser faça seu blog aqui no hostsantos.com com o wordpress. Se for exclusivamente para radiocomunicação, contrate um domínio e eu te hospedo gratuitamente até 1GBb. 73 de py2add

      Resposta
    • 01/03/2016 em 2:47 pm
      Permalink

      O que acontece que você não acontece?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 18 =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: