Propagação das Ondas de Rádio

As ondas de rádio se propagam das extremidades da antena, expandindo-se em toda as direções no formato de uma grande esfera espacial.

A medida que se distancia do transmissor, o sinal se torna cada vez mais fraco. Isto devido à resistência a propagação encontrada no meio “éter”. Outro fator do enfraquecimento da onda irradiada é que estas são absorvidas pela superfície terrestre.

Na propagação, as ondas eletromagnéticas, ao longo de sua trajetória, são submetidas a toda uma classe de obstáculos que se opõem a sua propagação, tais como: prédios, postes de estruturas metálicas, montanhas, etc.
As ondas de rádio se propagam no meio “éter” por duas maneiras e recebem duas denominações que se propagam sobre a superfície terrestre, são chamadas de ONDAS TERRESTRES ou ONDAS HORIZONTAIS; e as ondas que se propagam por reflexão (ondas refletidas) nas altas camadas da atmosfera terrestre, são chamadas ONDAS ESPACIAIS ou ONDAS REFLETIDAS, como mostra a figura 10.

figura 10

Ondas Terrestres

As ondas hertzianas compreendidas desde 30 Khz a 3 Mhz se propagam paralelamente a superfície da terra. Uma das principais características desta faixa de frequências é que as ondas propagam-se com grande facilidade paralelamente a superfície da terra, sem sofrer muito enfraquecimento devido a baixa absorção do sinal, pelo meio terrestre.

Por que a absorção das ondas de radiofrequência mais baixa sofrem menor aborção pelo meio terrestre do que as ondas de radiofrequência mais altas?

Já vimos que, durante a propagação da onda de radiofrequência na antena, forma-se urna campo eletrostático como se fosse um verdadeiro capacitor. A superfície terrestre funciona como uma placa e o espaço (éter) sendo a outra placa do capacitor.

As ondas de radiofrequência encontrando este imenso “capacitor”, são absorvidas pela superfície terrestre.

Para compreendermos este fenômeno é necessário conhecer os efeitos da corrente no capacitor perante a corrente alternada de radiofrequência, aplicada nos terminais do capacitor.

Sabemos, que a resistência elétrica a passagem da corrente elétrica no capacitor depende da reatância capacitiva (XC) e que esta intimamente ligada a frequência aplicada no capacitor.

Chamamos de reatância capacitiva a resistência elétrica que o capacitor oferece a passagem da corrente elétrica alternada nela aplicada. Esta resistência é determinada pela fórmula seguinte:

xc = 1 / 6,28 . F . C

Através da fórmula concluímos que, quanto maior a frequência, menor é a resistência (XC) encontrada no capacitor, e quanto menor a frequência, maior a resistência ( XC ) no capacitor.

Se considerarmos o “meio” de propagação, um “capacitor” formado pelo campo eletrostático e eletromagnético irradiado pela antena, podem os concluir que os sinais de radiofrequência de frequências mais baixas sofrem menor absorção da onda na superfície terrestre do que as de frequências mais altas. Por este motivo, as emissoras das estações comerciais, transmitem nas frequências compreendidas entre 535 KHZ e 1605 KHz, conhecidas como faixa de ondas médias. Pelo fato de que as ondas médias são ondas de propagação rastejantes, pois “caminham” paralelamente a terra, os sinais podem propagar-se em todas as direções a quaisquer lugares. Normalmente, as emissoras de ondas médias transmitem com elevada potência de radiofrequência, de tal forma, que os sinais conseguem atingir as antenas dos rádio receptores num raio de até 100 Km de distância.

As ondas de radiofrequência que possuem as frequências superiores entre 3 MHz e 30 MHz sofrem maior absorção do sinal pela superfície terrestre.

Desta forma , e a medida que se distancia do transmissor, o sinal vai enfraquecendo gradativamente

e só conseguem chegar até receptores que estão a alguns quilômetros de distância. A faixa de frequências entre 3 MHz e 30 MHZ são conhecidas como Ondas Curtas.

Estas ondas se propagam no espaço por reflexão, isto é, refletindo na camada da ionosfera e na superfície terrestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Verificando humanidade. *