Nova Distribuiçao linux ubuntu feita para SDR – Software Defined Radio

“Bem-vindo à primeira versão do Skywave Linux! Este é um sistema operacional projetado para fornecer acesso a uma rede crescente de rádios definidos por software em todo o mundo. Com acesso global SDR, os ouvintes de ondas curtas pode acessar transmissão, utilidades, rádio amador, militares e outros sinais a partir de quase qualquer lugar do mundo – a partir de servidores de rádio on-line. Tudo que você precisa fazer é iniciar Skywave Linux em um computador com acesso a internet.

Por que foi criado o Skywave Linux? O desenvolvedor deste sistema foi atormentado pela falta de acesso a transmissões de rádio de qualidade devido à sua residência num país que tem a pratica de controle de mídia e forte censura. Além disso, Software Defined Radio é uma maneira emocionante para experimentar o hobby de escuta de ondas curtas. Ao conectar a servidores remotos de rádio na internet, é possível desfrutar da escuta de rádio sem grandes antenas ou a criação de uma estação. Instalar e usar o software SDR pode ser difícil para muitos usuários de computador, e Skywave Linux elimina o incômodo de fazer o download , compilar e configurar aplicativos para os servidores SDR na internet. “

skywavelinux-001 (1)

Tipos SDR suportados

Três tipos de SDRs são suportados por Skywave Linux:

  1. RTL-SDR dispositivos usados em sistemas locais. Basta ligar e usar! CubicSDR é a interface gráfica que recebe os modos AM, FM, SSB e  Dump1090  para o monitoramento de aeronaves em transmissões ADS-B.
  2. OpenWebRX São um novo tipo acesso de internet SDR.  localizado em poucos locais do mundo. Eles trabalham bem e mais servidores são esperados para entrar em operação em 2016. Experimente o Victoria, British Columbia (Canadá) ou Overland Park, Kansas (EUA) locais para experimentar OpenWebRX. OpenWebRX está instalado no Skywave Linux e capaz de executar RTL-SDR, Softrock, SDRPlay, e outro hardware.
  3. HPSDR hardware para Rádio na Internet. Vários servidores estão on-line 24 horas por dia, com um espectro de cobertura de LF através baixo VHF. O desempenho é excelente a partir desses servidores.
  4. WebSDR servidores localizados em todo o mundo que fornecem acesso fácil às ondas globais via Universidade de Twente (NL ) , K2SDR, New Jersey (EUA) , e G4FPH, Stafford (UK) são particularmente bons. No Skywave Linux, use o lançador para abrir o Firefox na página de índice WebSDR. Note-se que HTML5 é tudo que se precisa para desfrutar AM com recepção limpa, FM ou SSB, usando essa tecnologia de ponta. Os servidores em

Para decodificação RTTY, CW, PSK e outros modos de transmissão de rádio, o Fldigi está instalado. Basta abrir Fldigi e sintonizar um sinal na cachoeira para decodificar. Em alguns casos pode ser necessário usar o aplicativo Pavucontrol para selecionar a melhor fonte de áudio (saída dos plugins LADSPA do processador de áudio).

Uso e Instalação

Use Skywave Linux como você usa qualquer sistema Linux:

  1. Gravá-lo em um DVD e executá-lo como um disco de inicialização (lento).
  2. Criar um cartão USB ou SD inicializável usando Universal USB Installer ou YUMI(usuários do Windows).
  3. No Linux, criar um USB inicializável ou cartão SD utilizando Unetbootin .
  4. No Linux, basta instalar um bootloader e copiar o arquivo ISO para um cartão USB ou SD.

Notas técnicas

Skywave Linux v1.0 é construído com o Ubuntu 14.10 , e usa o ambiente desktop Unity. As capacidades do Ubuntu são, portanto, as capacidades de Skywave Linux: atualização de software, gráficos, gerenciamento de recursos do sistema, etc.

O software de rádio é amplamente compilado a partir do código fonte e pode ser atualizado por usuários finais com conhecimentos de informática moderados, embora Skywave Linux seja projetado para uso fácil pelos operadores de rádio com conhecimentos básicos de informática. Na verdade, Skywave Linux foi criado para abrir o mundo da HPSDR e RTL-SDR para as pessoas que gostam de rádio de alto desempenho, mas não são especialistas em informática.

Por vezes, pode ser vantajoso para os usuários criptografar suas conexões e/ou alterar o endereço IP a partir do qual acessam a internet. Para isso, o aplicativo Bitmask VPN  está instalado. Além disso, conexões básicas PPTP e OpenVPN estão incluídas na aplicação de rede.

Agradecimentos

Skywave Linux graças aos desenvolvedores talentosos que criam Ubuntu, Rádio QT, Cubic SDR, Dump1090, Fldigi, WebSDR, e os muitos outros componentes necessários para esta distribuição de existir. Skywave Linux também graças aos usuários finais para selecionar essa distribuição e espera que ele é um trunfo para os seus esforços de monitoramento de rádio.

Matéria copiada e traduzida do site do projeto linux em skywavelinux.com e de QRZNOW, original em inglês AQUI

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: