Guia do Usuário do WSJT-X

1. Introdução

WSJT-X é um programa de computador projetado para facilitar a comunicação básica de rádio amador usando sinais muito fracos. As primeiras quatro letras no nome do programa representam ” W eak S ignal communication by K1 JT “, enquanto o sufixo “-X” indica que WSJT-X começou como um ramo estendido e experimental do WSJT do programa.

WSJT-X Versão 1.8 oferece nove protocolos ou modos diferentes: FT8 , JT4 , JT9 , JT65 , QRA64 , ISCAT , MSK144 , WSPR e Echo. Os cinco primeiros são projetados para fazer QSOs confiáveis ​​em condições extremas de sinal fraco. Eles usam estruturas de mensagens quase idênticas e codificação de origem.

JT65 e QRA64 foram projetados para EME (“reflexão lunar”) nas bandas VHF / UHF e também provaram ser muito eficazes para a comunicação global QRP nas bandas HF.

QRA64 tem uma série de vantagens em relação ao JT65, incluindo melhor desempenho nos sinais muito fracos. Imaginamos que, ao longo do tempo, ele possa substituir o JT65 para uso EME.

O JT9 foi projetado originalmente para as faixas LF, MF e inferior HF. Seu submódulo JT9A é 2 dB mais sensível do que o JT65 enquanto usa menos de 10% da largura de banda.

JT4 oferece uma grande variedade de espaçamentos de tons e provou ser altamente eficaz para EME em bandas de microondas até 24 GHz. Estes quatro modos “lentos” usam sequências temporizadas de um minuto de transmissão e recepção alternadas, então um QSO mínimo demora de quatro a seis minutos – duas ou três transmissões por cada estação, um que envia minutos UTC diferentes e o outro parecido.

FT8 é operacionalmente similar, mas quatro vezes mais rápido (sequências Transmissão/Recepção de 15 segundos) e menos sensível por alguns dB. Nas bandas de HF, QSOs mundiais são possíveis com qualquer um desses modos usando níveis de potência de alguns watts (ou mesmo miliwatts) e antenas direcionais. Nas bandas VHF e superiores, os QSOs são possíveis (por EME e outros tipos de propagação) em níveis de sinal de 10 a 15 dB abaixo dos níveis necessários para CW.

Configurações
Selecione Configurações no menu Arquivo ou digitando F2.

Geral

Selecione a guia Geral na janela Configurações . Em Detalhes da Estação , insira o indicativo e o localizador de grade (grid locator), aqui em Santos onde resido é GG66ua. São 4 ou 6 dígitos. Esta informação será suficiente para testes iniciais.

Rádio

 

O WSJT-X oferece controle de CAT (Transceptor auxiliado por computador) utilizando-se dos recursos relevantes da maioria dos transceptores modernos. Para configurar o programa para o seu rádio, selecione a guia Rádio.

Selecione seu tipo de rádio na lista suspensa rotulada Rig , ou None se você não desejar usar o controle CAT.

Alternativamente, se você configurou sua estação para controle por DX Lab Suite Commander, Ham Radio Deluxe , Hamlib NET rigctl ou OmniRig , você pode selecionar um desses nomes de programas na lista Rig . Nesses casos, o campo de entrada imediatamente sob controle CAT será utilizado como servidor de rede. Deixe este campo em branco para acessar a instância padrão do seu programa de controle, executado no mesmo computador. Se o programa de controle for executado em um computador e / ou porta diferente, especifique-o aqui. Passe o cursor do mouse sobre o campo de entrada para ver os detalhes de formatação necessários.

Selecione OmniRig Rig 1 ou OmniRig Rig 2 para se conectar a um servidor OmniRig rodando no mesmo computador. Note que o OmniRig está disponível apenas no Windows.

Defina o Intervalo de Enquete no intervalo desejado para o WSJT-X consultar seu rádio. Para a maioria dos rádios, um número pequeno (digamos, 1 a 3 s) é adequado.

Controle CAT : Para que o WSJT-X controle o rádio diretamente em vez de outro programa, faça as seguintes configurações:

Selecione a Porta Serial usada para se comunicar com o seu rádio.

Parâmetros da Porta Serial : Defina os valores para Baud Rate , Data Bits , Stop Bits e Handshake . Consulte o guia do usuário do seu rádio para obter os valores adequados dos parâmetros.

Linhas de controle de força : algumas configurações de estação exigem que as linhas de controle RTS e / ou DTR da porta serial do CAT sejam forçadas alta ou baixa. Verifique estas caixas somente se tiver certeza de que elas são necessárias (por exemplo, para alimentar a interface serial de rádio).

Método PTT : selecione VOX , CAT , DTR ou RTS como o método desejado para a comutação T / R. Se a sua escolha for DTR ou RTS , selecione a porta serial desejada (que pode ser a mesma usada para controle CAT).

Transmissão de fonte de áudio : alguns rádios permitem que você escolha o conector que aceitará áudio Tx. Se esta opção estiver habilitada, selecione Rear / Data ou Front / Mic .

Modo : WSJT-X usa o modo de banda lateral superior para transmitir e receber. Selecione USB ou escolha Data / Pkt se o seu rádio oferecer essa opção e a usa para habilitar a entrada da linha de áudio do painel traseiro. Alguns rádios também oferecem passas amplas e / ou mais planas quando configuradas para o modo Data / Pkt . Selecione Nenhum se não quiser que o WSJT-X altere a configuração do Modo do rádio.

Operação dividida : vantagens significativas resultam do modo Split (VFOs separados para Rx e Tx) se o seu rádio o suportar. Caso contrário, o WSJT-X pode imitar esse comportamento. Qualquer um dos dois métodos resultará em um sinal transmitido mais limpo, mantendo o áudio Tx sempre no intervalo de 1500 a 2000 Hz, de modo que os harmônicos de áudio não possam passar pelo filtro de banda lateral Tx. Selecione Rig para usar o modo Split do rádio, ou Fake It para que WSJT-X ajuste a freqüência VFO conforme necessário, quando ocorre a mudança T / R. Escolha Nenhum se não desejar usar a operação dividida.

Quando todas as configurações necessárias foram feitas, clique em Testar CAT para testar a comunicação entre o WSJT-X eo seu rádio. O botão deve ficar verde para indicar que a comunicação adequada foi estabelecida. A falha no teste CAT controla o botão vermelho e exibe uma mensagem de erro. Após um teste CAT bem-sucedido, alternar o botão Test PTT para confirmar que seu método selecionado de controle T / R está funcionando corretamente. (Se você selecionou VOX para o Método PTT , você pode testar a troca T / R mais tarde usando o botão Tune na janela principal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + onze =

Verificando humanidade. *