FGV: Totvs domina pequenas empresas e SAP tem 50% das grandes

Pela primeira vez, pesquisa anual sobre tendências de software divide participação de mercado das fornecedoras de ERP por porte de companhia.

A principal novidade da pesquisa anual da FGV sobre tendências de software em relação aos números anteriores é o levantamento do mercado de sistemas de gestão empresarial, considerando portes de empresa.

Se considerada somente a média geral, com a inclusão de todas as empresas, a Totvs lidera o mercado brasileiro com 38% de penetração no mercado, a SAP vem a seguir com 27%, a Oracle aparece com 17% e a Infor tem 5%. A pesquisa leva em conta somente presença nas companhias e não a participação de mercado em faturamento.

Se observados diferentes tamanhos de empresa, novos cenários podem ser avaliados e as fatias dos três principais players variam significativamente. Em organizações que possuem de 30 a 160 computadores, pequenas e parte das médias, a Totvs tem aceitação de 54%, ante 8% de SAP e Oracle.

Indo para o segmento de médias e uma pequena parte das grandes, companhias que possuem entre 160 a 550, a Totvs cai para 40%, ante 20% da SAP e 19% da Oracle.

A liderança se inverte em empresas com mais de 550 computadores, mercado no qual a SAP tem penetração de 50%, enquanto Totvs tem 21% e Oracle tem 20%.

Por RODRIGO AFONSO, DA COMPUTERWORLD

19 de abril de 2011 – 15h16

 

Editor chefe

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − três =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: