Criador do Android minimiza fragmentação e pede calma a desenvolvedores

Vice-presidente da Google afirma que, apesar das diversas versões, o SO continua “plenamente compatível com os aplicativos de terceiros”.

Um dos criadores do Android, Andy Rubin, tem uma mensagem para os desenvolvedores insatisfeitos com a fragmentação da plataforma: acalmem-se.

Em comunicado, o executivo afirmou que o Android deve muito de seu sucesso ao fato de ser adaptável ás vontades de cada fabricante e que, portanto, ele não tem “um tamanho único” tal qual o iOS, da Apple, que só roda no iPhone.

“Fico satisfeito por notar que, apesar de a quantidade e a variedade de produtos baseados no Android ter crescido muito nos últimos tempos, a qualidade e a consistência continuam como prioridades”, escreveu Rubin, que passou de CEO da plataforma – quando ela ainda não havia sido adquirida pela Google – para vice-presidente de engenharia da gigante.

“É um milagre que o SO tenha ganhado tantas funções, tenha sido introduzida em tantos dispositivos e, mesmo assim, continue plenamente compatível com os aplicativos de terceiros”, completou.

A fragmentação do Android tem preocupado osdesenvolvedores nos últimos meses, já que a Google tem lançado diversas versões do software que se adaptam a diferentes aparelhos. Em recente pesquisa, a firma Baird descobriu que eles estão tendo dificuldade por não saber como seus programas rodarão em modelos que ainda não foram sequer adaptados pelas fabricantes.

Para ficar em um exemplo, um aplicativo que utilize as funções de NFC (Near Field Communications), que possibilitam fazer pagamentos a partir do smartphone, não funcionaria direito em dispositivos que não possuam Android 2.3 (Gingerbread), que foi lançado ano passado e, mesmo assim, ainda não chegou a muitos aparelhos.

(Brad Reed)

_______________________________________________

Por Network World/US

Publicada em 08 de abril de 2011 às 12h40
Atualizada em 08 de abril de 2011 às 15h57

 

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dois =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: