Conceito: Transforme o seu painel em um GPS

Se você usa GPS sabe como é complicado prestar atenção naquela tela minúscula e já pensou alguma vez, se seria possível que ela fosse maior. Pois a Volkswagen e o MIT levaram a idéia um pouco adiante e aumentaram a tela de forma que o painel do carro foi transformado e tornou-se um GPS gigante.

Isso é apenas um conceito ainda em desenvolvimento pela Volkswagen, mas o objetivo é tentar facilitar ao máximo a vida dos usuários do GPS. Além do mapa em si, todas as demais funções do GPS comum estão presentes neste conceito, como localização de restaurantes, atrações turísticas e pontos de interesse. Tudo isso aparentemente será controlado ou por sensores infravermelhos ou por sensor de toque. De qualquer forma, torna-se muito mais intuitivo e de fácil acesso a qualquer um que esteja dirigindo o veículo.

O conceito, batizado de AIDA 2.0, tem seu início no desenvolvimento do primeiro AIDA – Affective Intelligent Driving Agent (Agente de Direção Inteligente e Afetivo) – em que os desenvolvedores do MIT e da Volkswagen tentaram inovar a tecnologia do GPS ao colocar um robô que interage com o motorista, como um co-piloto, além de memorizar rotas e pontos favoritos, possibilitando assim, uma humanização maior do processo até então repetitivo do GPS.

Ainda é incerto se esse tipo de tecnologia será aprovada pelas leis de trânsito (especialmente no caso do Brasil). Além disso, é preciso saber se esse modelo facilitará ou dificultará a direção, devido à quantidade de informações que são mostradas ao mesmo tempo para o motorista. Mas como vivemos na era da informação, é possível que até isso se tornar real, já estejamos suficientemente adaptados para essa inovação.

Veja aqui um vídeo de apresentação do conceito

Fonte: TechTudo

Editor chefe

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 7 =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: