Brasil fecha acordo com Espanha para fomentar projetos de TI

Parceria fechada entre as associações Assespro e Ametic prevê o desenvolvimento de soluções para segmentos estratégicos da economia.

Com o propósito de estimular a Investigação e o Desenvolvimento (I&D) mútuo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), associações de TI no Brasil e Espanha lançaram nesta semana a Plataforma Tecnológica Hispano-Brasileira (PTHB).

A PTHB visa criar um diálogo para a troca experiências e fomentar projetos tecnológicos que deverão ter impacto em setores estratégicos, como: governo digital, transporte, energia, saúde, educação, cultura, meio ambiente e entretenimento.

No Brasil, a coordenação da PTHB será feita pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro). Na Espanha, será via Associação de Empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ametic). Ambas serão responsáveis por criar núcleos nacionais para acompanhar as ações do acordo em seus respectivos países.

O lançamento da PTHB foi baseado em conceitos de plataformas difundidas na Europa que visam: a cooperação entre as entidades, a internacionalização, a inovação, o impacto sócio-econômico, além de aumentar a competitividade das empresas.

Além do Brasil, Chile e México também foram escolhidos pela Espanha para serem incubadoras do PTHB na América Latina. O objetivo é criar uma rede de conhecimentos para ajudar a desenvolver as micro, pequenas e  médias empresas para as áreas de conteúdos digitais, software, serviços e aplicações e redes de telecomunicações de próxima geração.

A iniciativa contará com apoio finaceiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CDTI).

Fonte: REDAÇÃO DA COMPUTERWORLD, 08 de abril de 2011 – 18h43

py2gs

Graduado em Informática para Gestão de Negócios pela Fatec-BS. Pós-graduado em Administração Pública pela UGF. Aposentado do Serviço público Federal, Casado, 2 filhos e uma neta. Mora em Santos Litoral de São Paulo. Radioamador Classe A, prefixo py2gs antigo py2add.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Verificando humanidade. *

%d blogueiros gostam disto: